09 ABR 2025
A China anunciou nesta quarta-feira (9) que vai elevar de 34% para 84% as tarifas de importação sobre produtos dos Estados Unidos (EUA), em uma escalada significativa da guerra comercial travada entre as duas maiores economias do mundo. As novas tarifas entram em vigor já nesta quinta-feira (10).
A decisão chinesa foi uma retaliação ao novo aumento promovido pelo presidente Donald Trump, que elevou para 104% as tarifas aplicadas a produtos chineses, após Pequim ter reagido à taxa de 34% imposta pelos EUA no início de abril.
Em nota oficial, o Ministério das Finanças da China criticou duramente a postura norte-americana, classificando as ações como “um erro atrás do outro”. O governo chinês afirmou que as medidas violam os princípios do comércio multilateral, afetam a estabilidade econômica global e representam uma “intimidação econômica” por parte dos Estados Unidos.
"A China pede que os EUA corrijam imediatamente suas práticas erradas, cancelem todas as medidas tarifárias unilaterais contra a China e resolvam adequadamente as diferenças com a China por meio de um diálogo igualitário com base no respeito mútuo", destacou o comunicado.
O impacto das tensões comerciais se refletiu nos mercados. Enquanto bolsas ao redor do mundo registraram queda, as bolsas chinesas contrariaram a tendência e fecharam em alta nesta quarta-feira.
Autor(a): BZN
Fonte: Agência Brasil