19 AGO 2023
Você já se deu conta de que paga duas vezes para assistir a um show que tem incentivo das leis de cultura? Na compra do ingresso e no uso do seu imposto.
Sobre isso e muitos mais você ficará sabendo no documentário que o da Brasil Paralelo lança no próximo dia 21, sob o título “Aos Amigos, a Lei”.
A produção jogou lupas sobre os mecanismos do sistema e mostra o que há por trás das leis de incentivo à cultura.
Mostra detalhes de casos de corrupção que marcaram a história do Brasil, explica a relação entre o Estado e fomento da cultura.
Esmiuça como a Lei Rouanet “de fato passou a ser utilizada em benefício de grandes artistas e produtores culturais renomados”.
São mais de 25 entrevistados entre políticos, professores e escritores.
Reúne algumas denúncias e investigações que colocaram em cheque o funcionamento dessa lei nos últimos anos, com “casos graves de corrupção, grandes artistas acusados de enriquecimento, desvio de finalidade da lei”.
Ao investigar o caso, o Brasil Paralelo diz que descobriu “que há bem mais por trás do que é falado”.
O documentário relembra fatos chocantes descobertos durante a CPI da Lei Rouanet, que, para variar, não deu em nada; e da Operação Boca Livre, deflagrada pela Polícia Federal em 2016, que investigou um grupo ligado a eventos em São Paulo responsável por desviar recursos a partir da Lei Rouanet, como um ostentoso casamento em Jurerê internacional, Floria, pago com Lei Rouanet, em hotel 5 estrelas, apresentação de banda sertaneja famosa e todos os demais requintes e luxos pagos com o dinheiro do contribuinte.
Autor(a): BZN
Quatro deputados se filiam ao PL e o partido fica entre as maiores bancadas da A
29 NOV 2024