Cultura

Clowns de Shakespeare apresenta espetáculo latino-americano em Natal

24 SET 2018

Foto: Divulgação

O grupo de teatro Clowns de Shakespeare apresenta o espetáculo ‘Nuestra Senhora de Las Nuvens’ nos dias 29 e 30 de setembro no Barracão Clowns, em Natal. O espetáculo é o primeiro da trilogia latino-americana dos Clowns de Shakespeare.

‘Nuestra Senhora’ faz parte de uma temporada maior de apresentações deste gênero, que começou em setembro com ‘Dois Amores y Um Bicho’, fez pausa durante o festival ‘O Mundo Inteiro é Um Palco’ e agora volta com o ‘Nuestra Senhora de Las Nuvens’, que é do argentino radicado no Equador, Arístides Vargas. Em dezembro será a vez do infantil ‘Abrazo’, para finalizar a temporada.

Os ingressos estão disponíveis online https://www.sympla.com.br/abrazo-e-nuestra-senhora-de-las-nuvens-no-barracao-clowns__361191

Sobre o espetáculo

‘Nuestra Senhora de Las Nuvens’ faz parte do projeto de pesquisa latino-americano dos Clowns de Shakespeare, partindo da obra de Arístides Vargas – última parte da Trilogia do Exílio, como denomina o autor –. 

Em 'Nuestra Senhora', os Clowns investigam as relações da memória e identidade, somando também as experiências provocadas pelo golpe militar brasileiro de 1964.

Aproximando o realismo fantástico-surrealista do político-épico, as histórias são apresentadas por quatro atores, tendo por fio condutor os encontros entre Oscar e Bruna. A narrativa permeia o universo do exílio através do humor, violência, crítica e lirismo, expondo a estrutura do discurso político. 

Trazer ao público o encontro com o esfacelamento provocado pelo exílio amplia a observação sobre sua realidade. Muitos são os exílios simbólicos e indiretos. Muitos os silêncios autoinfligidos como tentativas de proteção. E o teatro pode ser a melhor maneira de implodir as proteções, sejam elas impostas ou construídas como fugas de si mesmo.

O espetáculo tem direção de Fernando Yamamoto, no elenco Dudu Galvão, Joel Monteiro, Paula Queiroz e Renata Kaiser, a iluminação foi criada por Ronaldo Costa e a trilha sonora é assinada por Rafael Telles e Marco França. Com 1h30 de duração, o espetáculo tem censura de 16 anos. 

Sobre o Barracão Clowns

O Barracão Clowns é prioritariamente a sede do grupo Clowns de Shakepeare mas também um espaço cultural. Mesmo sem contar com nenhum apoio financeiro ou institucional é um dos poucos teatros abertos em Natal, mantendo suas atividades parte pela resistência dos Clowns em mantê-lo funcionando mas sobretudo pela presença do público que o frequenta.



últimas notícias