Cultura

Clowns de Shakespeare (RN) e Grupo Bagaceira (CE) se unem para intervenções urbanas em Natal e Fortaleza

28 MAI 2019

Foto: Assecom

Imersos desde janeiro deste ano em um trabalho de investigação, pesquisa de territorialidades e teatralidades contemporâneas, memória e utilização de espaços públicos e, conectividades reais e virtuais, os grupos Clowns de Shakespeare (RN) e o Bagaceira (CE), criaram juntos e agora apresentam ao público natalense e fortalezense, a Intervenção Urbana intitulada .de_en.con.tro/ce.rn (Ponto de Encontro).

As apresentações vão acontecer simultaneamente em praças públicas nas cidades de Natal e Fortaleza, do dia 28 ao dia 31 de maio e também, de 04 a 07 de junho. Duas semanas consecutivas com horário marcado sempre às 16h. No total, serão utilizadas oito praças, sendo quatro em Natal e quatro em Fortaleza. O programa é livre para todas as idades e tem entrada gratuita.

Durante as intervenções, será proposto um diálogo com a população, buscando e provocando a reflexão dos conceitos de centro e periferia, fluxo e habitação e suas interferências no cotidiano das pessoas - situações inspiradas no trabalho do geógrafo Milton Santos, brasileiro considerado por muitos como o maior pensador da história da geografia do país. Milton foi o único brasileiro a conquistar o Prêmio Vautrin Lud, o Nobel de geografia.

.de_en.con.tro/ce.rn será apresentado em uma estrutura de ação simultânea, na qual os públicos das duas cidades poderão interagir com tudo que acontece, através de mecanismos virtuais de comunicação de tempo real como livespelas redes sociais e mensagens de aplicativos como o WhatsApp. Na prática, uma exibição do que seria a transformação do espaço natural em pleno processo de globalização e da inserção das novas tecnologias, misturando as linguagens do teatro e da performance.

A intervenção “.de_en.con.tro/ce.rn (Ponto de Encontro)” faz parte do Projeto Conexão Nordeste, aprovado pelo edital “Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2018” contemplativo de dois grupos de relevante representatividade na cena teatral nordestina e nacional, permitindo um encontro inédito na trajetória desses com os seus respectivos públicos.

Participação do público

Os grupos Clowns de Shakespeare e o Bagaceira contam com a participação do público e, por isso pedem doações de tapetes, almofadas, bancos, cadeiras, racks ou qualquer tipo de mobiliário e decoração que possa auxiliar na criação da sala de estar coletiva que será montada nas praças.

Os natalenses interessados em fazer doação para a intervenção podem enviar mensagem para o Instagram do grupo Clowns no @teatroclowns, já os fortalezenses podem entrar em contato pelo @grupobagaceira. Ambos entrarão em contato para combinar a retirada de tais doações.

Serviço

Praças - Intervenção Urbana .de_en.con.tro/ce.rn (Ponto de Encontro)

04/06: Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, Zona Norte, 16h
05/06: Praça Sete de Setembro, 16h.
06/06: Praça Henrique Carloni (Disco Voador), 17h
07/06: Praça sem nome (em frente à Dobradinha do Lucas, próximo ao 7o. Batalhão), 16h.

Autor(a): Saulo de Castro



últimas notícias