Política

CMN aprova título de cidadania natalense para Denise Gaspar

24 SET 2020

A Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou hoje (24) o Título de Cidadã Natalense para a advogada Denise Pereira Gaspar. 

Propositor do título, o vereador Raniere Barbosa (Avante) considera que a homenagem não será somente concedida a Denise, mas a todos que foram beneficiados pelas ações solidárias por ela realizadas na capital-potengi.

Denise nasceu no Engenho Mucuripe, em Ceará-Mirim, que era propriedade do seu pai, Ruy Antunes Pereira, filho ilustre do município. 

Nos anos 50, ela foi estudar no tradicional colégio carioca Sacré-Coeur de Marie, em Copacabana. De lá sempre estava em contato com o pai por meio de cartas. de volta a Natal, passou no curso de Direito da UFRN. 

É casada com o empresário Arnaldo Gaspar, com quem tem três filhos: Arnaldo, Ruy e Sérgio. 

Mesmo com a rotina de educar os filhos, administrar o lar e apoiar o marido nos desafios profissionais, ela sempre encontrou tempo, com dedicação, para a prática da arte solidária.

Em 1970, foi eleita presidente da Casa da Amizade do Rotary Clube, na gestão de Paulo Bittencourt. Período de aquisição da sede da Escola Rotary, no bairro Dix-Sept Rosado, zona Oeste de Natal.

Para arrecadar dinheiro, foram organizados dois shows do humorista Chico Anísio, um deles nas instalações do Cine Rio Grande e outro no Clube América. 

A arrecadação possibilitou a construção de duas salas de aula e uma quadra de esporte, mais a adesão de parte do terreno, onde ainda hoje funciona a escola.

Outro episódio marcante ocorreu quando a ex-governadora Wilma de Faria foi primeira-dama do Estado. Ocasião em que recorreu à amiga Denise para promover uma festa beneficente no Rio de Janeiro e assim divulgar o trabalho de artesãos potiguares. Na época, foram enviadas muitas peças da artesã Luzia Dantas, escultora popular do município de Currais Novos, no Seridó potiguar. Além de divulgar o trabalho da artesã, o objetivo era também arrecadar dinheiro para ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Denise Gaspar realizou um desfile de roupas femininas, com peças da boutique “Mônaco”, no Chez Castel, apresentado por Jece Valadão. Uma  das modelos foi Xuxa, que estava namorando Pelé. A pedido de Maria José Gurgel, Denise também realizou um desfile de joias e parte da renda foi destinada ao Hospital Infantil Varela Santiago. Por meio da mesma iniciativa foi construída a cozinha do Hospital Giselda Trigueiro.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias