28 JUN 2022
Em reunião na Escola do Legislativo Wilma de Faria, hoje (28), a Câmara Municipal de Natal (CMN) foi instalada a Frente Parlamentar de Promoção e Defesa da Cidadania das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, criada por proposição da vereadora Brisa Bracchi (PT) sob a justificativa de ajudar a enfrentar a homofobia na capital e propor políticas públicas para proteger as pessoas que, por determinadas orientações sexuais, sejam vítimas de preconceito ou violência.
Disse a parlamentar, que presidirá a Frente:
- Este momento marca a criação oficial da Frente Parlamentar e o início dos nossos trabalhos ordinários. O nosso intuito é que seja um grupo temático misto, ou seja, com a presença dos parlamentares e representantes da sociedade civil. Por isso, o encontro de hoje conta com a participação de personalidades importantes da população LGBTQIA+ da capital potiguar e membros de instituições sociais para que a gente possa fazer uma atuação conjunta.
Destacou Robério Paulino (PSOL):
- Trata-se de uma iniciativa parlamentar com caráter educativo por abordar um setor muito discriminado. Ser gay ou lésbica no Brasil ainda é um imenso risco, haja vista a sociedade preconceituosa na qual vivemos. Diante desse cenário difícil, o Legislativo natalense precisa sensibilizar a população para o direito que as pessoas têm de serem felizes como quiserem.
De Divaneide Basílio (PT):
- Além de subscrever a criação deste novo fórum de debates da Câmara Municipal, quero acompanhar de perto e oferecer a minha contribuição. Porque é uma causa que impacta diretamente na vida dessas pessoas que possuem muitos motivos de orgulho, mas precisam de políticas públicas para viverem com dignidade.
Discorreu Janaína Lima, coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero do Rio Grande do Norte:
- Uma oportunidade para implementarmos leis que possam, de fato, proteger e defender a comunidade LGBTQIA+ de Natal. Teremos, inclusive, a capacidade de pensar melhor o funcionamento da rede de proteção a nível municipal e contribuir com os marcos legais a nível estadual.
Autor(a): Eliana Lima