09 JUL 2024
O Colégio Ágora será representado pelas alunas da 1ª série do Ensino Médio, Ana Leticia Cardoso Furtado, Ana Sophia Fernandes de Oliveira Faria e Sofia Pinheiro Bevenuto, na final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada dia 24 de agosto, em Campinas (SP). Elas formam a única equipe de Natal que estará entre as 340 que foram convocadas para a final. No Rio Grande do Norte, 13 equipes foram selecionadas.
A competição foi dividida em seis fases eliminatórias, que aconteceram de forma on-line, desde o mês de maio. As alunas que estudam no Colégio Ágora desde o início da fase escolar, foram orientadas pelo professor de História, Jefferson Heitor. Entre as fases, a equipe participou de provas, tiveram que elaborar um catálogo com objetos da cultura material, discutindo o valor histórico e memorial desses objetos, além de exercitar o papel de um professor de História, corrigindo trabalhos de outros alunos.
A final vai acontecer de forma presencial, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A solenidade de premiação será realizada no dia 25 de agosto, com entrega das medalhas de ouro, prata e bronze.
Sobre a Olimpíada
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História, com a participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. O concurso está na 16ª edição e, em 2024, teve recorde de inscrições, com cerca de 52 mil equipes inscritas. A competição reúne alunos de escolas públicas e privadas de todo o país. Os medalhistas estão aptos a participar do edital “Vagas olímpicas” da Unicamp, concorrendo a uma vaga no curso de graduação em História da instituição, sem precisar fazer a seleção do vestibular.
Autor(a): BZN