29 FEV 2024
Desde o último 31 de janeiro, após os problemas na divulgação do resultado do SiSU 2023, estudantes e escolas de todo o país puderam finalmente celebrar o ingresso no Ensino Superior em universidades públicas. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), as aulas tiveram início nesta segunda-feira, 26, porém alguns alunos ainda estão indecisos entre a permanência na instituição ou a vaga em universidades internacionais.
É o caso do estudante Rafael Rosas, aluno do Colégio CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire que, além das aprovações em Direito na UFRN e UPE, também garantiu vaga no curso de Ciências Políticas das instituições University of Toronto, University of Florida, Syracuse University, University of Wisconsin - Madison e University of Calgary.
“Eu ainda não estou bem inclinado para uma área, pois tanto Direito quanto Relações Internacionais são as áreas que mais me instigam. Eu diria que, de paixão mesmo, o meu curso é Relações Internacionais, mas eu também tenho um interesse muito grande pelo Direito. Estou mais dividido no momento em comparar o nível das diferentes universidades em que eu passei, o custo de cada uma e o fato de que eu posso me formar em Direito sem o custo, por ser uma faculdade pública”, comentou.
O estudante conta que no 7° ano começou a participar dos programas de internacionalização do currículo, oferecidos pelo Colégio CEI em parceria com universidades estrangeiras. “Eu fiz o Middle School, no 7º e 8º, e também fiz o High School, que era o programa que o CEI também oferecia. Então, eu enviava os trabalhos que fazia no High School para os professores dessa universidade corrigirem. Eu tinha acesso ao portal online dessa universidade e isso já foi me fazendo entender como funcionava o ensino nos Estados Unidos. Achei muito interessante, tanto pelos trabalhos quanto pelas discussões. Rosas explicou ainda que está aguardando os resultados das bolsas de estudo das universidades internacionais para decidir se fará faculdade fora ou no Brasil. Até lá, pretende concluir o 1º período do curso de Direito na UFRN.
“A escola tem um programa Bilíngue que acompanha o projeto de vida do aluno, oferecendo propostas e suporte quando ele deseja estudar fora. Os resultados brilhantes que tivemos são frutos de uma tríade, uma verdadeira união de esforços da equipe, da família e do aluno”, destacou a diretora pedagógica do colégio CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire, Cristine Rosado.
Pedro Rodrigues é outro aluno do CEI que também mirou em vagas internacionais. Aprovado nos cursos de Sistemas da Informação na USP e em Ciência da Computação no Inteli, instituição na qual está matriculado no momento, o estudante conta que também conseguiu vagas em Ciência da Computação, nas instituições Michigan State University e University of Florida, e em Modelo Computacional e Análise de Dados, na Virginia Tech. “Por enquanto estou no Inteli. Mas ainda existem resultados a saírem e opções a se pensar. As faculdades americanas têm um prazo maior, acho que até maio”, comentou.
Além dessas aprovações internacionais, a escola ainda celebra a conquista da aluna Marina Araújo, aprovada no curso de Engenharia Mecatrônica e primeiro lugar geral da UFRN. “Eu descobri o resultado porque a minha mãe soube que a UFRN tinha liberado uma lista com as notas dos primeiros colocados em cada curso, então nós fomos olhar. Foi aí que vimos que eu alcancei a maior nota nessa lista. Foi um sentimento de muita felicidade, não só para mim mas também para os meus pais que estavam comigo. Uma sensação de grande realização e também orgulho por ter alcançado uma marca tão boa com todo o esforço que tivemos principalmente no meu ano de Pré. Foi maravilhoso compartilhar esse momento com eles que sempre acreditaram em mim!”, relatou emocionada.
O CEI (Romualdo Galvão e Roberto Freire) soma ainda mais de 100 aprovações no SiSU 2024 e mais de 100 notas acima de 900 no Enem 2023. Entre os aprovados, foram 10 em Medicina, 19 em Direito e 53 nas Engenharias, além dos primeiros lugares da UFRN em Nutrição, Engenharia de Produção, Mecatrônica, Jornalismo e Música.
Rafael Rosas - aprovado na UFRN e em universidades dos Estados Unidos
Autor(a): BZN
E a PEC 434, que altera critérios para escolha de ministros do STF? Dorme em be
26 NOV 2024