20 ABR 2023
Após os recentes episódios de violência que assolaram o Brasil, está tramitando na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte o projeto de lei que institui o dia 20 de abril como "Dia da Paz e Gentileza nas Escolas". Em consonância a esta e outras iniciativas semelhantes, o Colégio Nossa Senhora das Neves realizará um manifesto pela paz nesta quinta-feira (20).
A ação reunirá alunos, professores e demais membros da comunidade escolar e culminará em um momento solene em frente a um dos ginásios da escola, às 9h40, onde estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vão entoar a célebre canção do músico John Lenon, "Imagine".
De acordo com a diretora da escola, Irmã Marli Araújo, essa atividade é uma resposta necessária a tantas situações de ódio e violência que vêm acontecendo. “A escola é um lugar de paz, fraternidade, carinho e tolerância”, afirma a religiosa. “Devemos lutar pela proteção deste espaço que garante ao indivíduo o desenvolvimento de suas características únicas e do seu protagonismo social”, complementa.
Durante a realização do manifesto, os alunos vão lançar ao céu balões brancos – como forma de chamar atenção para a necessidade urgente de paz nas escolas – e estão sendo estimulados a realizarem um ato concreto de gentileza, como a troca de bilhetes ou um bombom entre eles.
“Esse será um momento de construção de um movimento que, esperamos, ganhe todo o apoio da sociedade”, explica Irmã Marli. “Ações de gentileza, amor e alegria são combustíveis importantes para um mundo melhor dentro e fora das escolas”, finaliza.
Mais gestos concretos
Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental também vivenciarão um momento em prol da paz e gentileza no Colégio das Neves nesta quinta-feira. Será promovido o Dia da Compaixão, Amor e Gratidão na escola com a celebração de uma missa, lanche coletivo e atividades relacionadas ao tema.
Os alunos irão vestir branco e, durante a missa, farão um gesto concreto de doação e levarão alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, açúcar e macarrão, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Autor(a): Redação
Estudante que tirou nota mil no Enem conquista primeiro lugar em medicina na UER
27 JAN 2025