27 DEZ 2023
O padre católico romano Vitaliano Della Sala, da Igreja São Pedro e São Paulo, em Avellino, na região italiana da Campânia, a cerca de uma hora de Nápoles, criou um presépio com duas mulheres, sob a justificativa de representar os casais homoafetivos que frequentam a paróquia.
Disse o pároco à Reuters: “Na nossa paróquia vemos cada vez mais crianças que vêm dos novos tipos de família que existem e são parte da nossa sociedade, crianças com pais separados ou divorciados, casais gays, pessoas solteiras, jovens mães”.
A cena da Natividade, entretanto, tornou-se ponto de discórdia de conservadores.
O Grupo Pro Vita & Famiglia (Pró-Vida e Família), por exemplo, considerou essa versão do presépio como “perigosa, assim como vergonhosa e blasfêmia”. E criou uma petição on-line para apelar ao bisco de Avellino que intervenha na polêmica. Diz que o cenário contradiz os ensinamentos da Igreja sobre como deve ser a família.
O padre Vitaliano afirma que a opção de ter duas mulheres no presépio está em consonância com o papa Francisco, que recentemente autorizou os padres a abençoar casais do mesmo sexo. O pároco tem manifestado apoio público à comunidade LGBTQIA+ e a causas mais alinhadas com as políticas de esquerda.
Autor(a): BZN