10 ABR 2020
A UFRN realizou dois mil testes de covid-19 e a intenção é chegar a 100 mil exames em cinco meses.
A informação é do reitor José Daniel Diniz Melo, em reunião por videoconferência da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa, hoje (10).
Para isso, enviou ofício ao Ministério da Educação solicitando recursos . O MEC liberou cerca de R$ 18 milhões.
Disse o reitor:
“Nossa intenção é fazer até 100 mil testes no Estado. Se fizermos cobertura maior de exames vamos evitar ocupação indevida de leitos e garantir a preservação de profissionais de saúde. Nesta sexta-feira Santa nós devemos realizar por volta de 300 testes, o que totalizará quase 2 mil testes da Covid na UFRN já realizados.”.
Nos planos também inclui a coleta das amostras em Santa Cruz e Caicó, municípios que contam com unidades da instituição e com profissionais capacitados para o serviço. Assim, seria feito apenas o teste final no Instituto de Medicina Tropical (IMT), localizado no campus de Natal.
A UFRN também passou a realizar exames de Dengue, Chinkungunya e H1N1, para desafogar os laboratórios do sistema público estadual.
O retiro destacou:
- O pessoal do IMT tem trabalhado de domingo a domingo, até tarde da noite. Isso traz muita satisfação para quem está em gestão. Nós precisamos agora estar unidos, a questão é muito séria e exige esforço de todos nós para superarmos essa fase.
Os hospitais universitários estão atuando como uma espécie de retaguarda para o sistema público. Por enquanto, os demais casos que precisem de atendimento na rede pública estão sendo encaminhados para o Hospital Onofre Lopes, para desafogar a rede estadual. A Maternidade Escola Januário Cicco assumiu os casos de obstetrícia de maior complexidade para tirar esta demanda do Hospital Santa Catarina – ficando este apenas para grávidas que possam ter relação com a covid-19. No Hospital Ana Bezerra, em Santa Cruz, os atendimentos também são para mulheres grávidas que estejam com sintomas respiratórios mais leves.
O deputado Francisco do PT enfatizou: - A universidade é lugar de conhecimento, de ciência, e de ações. São muitas atividades da UFRN, colocando seus laboratórios a disposição da sociedade, desafogando a rede estadual, produzindo álcool, uma série de medidas relevantes”.
Autor(a): Eliana Lima
Fonte: AL