09 ABR 2024
Resta aguardar de o bilionário dono do X vai atender participar da audiência pública, por videoconferência, que discutirá o suposto monitoramento do TSE na internet e acusações de pedidos ilegais por parte do STF ao X (ex-Twitter).
O debate, na Comissão de Segurança Pública (CSP), foi sugerido pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), diante da divulgação dos documentos chamados “Twitter Files Brazil”, em que a rede social acusa tribunais superiores brasileiros de abuso de poder. A inclusão do nome de EM foi proposta, e aprovada, por Jorge Kajuru (PSB-GO).
Também serão convidados outros representantes das redes sociais X, YouTube, Instagram e Facebook.
Desde o último fim de semana que Musk publica denúncias de que o STF censura a rede social e ameaçou descumprir as ordens de Alexandre de Moraes. Em resposta, o STF incluiu o empresário nos chamados inquéritos das fake news, sob suspeita de obstrução à Justiça, incitação ao crime e organização criminosa.
Mais
Os senadores acataram o também requerimento de Girão para ouvir a versão do jornalista português Sérgio Miguel de Gomes Tavares sobre sua suposta detenção pela Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos, São Paulo em fevereiro. Na ocasião, ele veio ao Brasil para cobrir manifestações que ocorreram na Av. Paulista.
Autor(a): BZN
Fonte: Agência Senado