Política

Confederação Israelita diz que Renan Calheiros desrespeitou "memória das vítimas do Holocausto"

25 MAI 2021

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) publicou em seu site nota de repúdio ao senador alagoano Renan Calheiros (MDB).

Motivo: relator da CPI da Covid, o parlamentar comparou as responsabilidades da comissão às funções do Tribunal de Nuremberg — tribunal criado por países vencedores da 2ª Guerra Muncial (Reino Unido, EUA, França e União Soviética) para julgar o alto escalão nazista.

Disse Renan, na sessão de hoje (25), em que foi ouvida Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde:

- Nuremberg reuniu e puniu inúmeros próceres nazistas e, até hoje, há questionamentos sobre o próprio julgamento. Por exemplo, se não foi apenas um julgamento dos vencedores ou se a sentença de pena de morte pelos crimes cometidos deveria ter sido apenas uma pena de prisão. Estes são balizadores importantes.

Publicou a Confederação:

- A Conib, Confederação Israelita do Brasil, repudia mais uma vez comparações completamente indevidas do momento atual, agora feitas na CPI da Covid, com os trágicos episódios do nazismo que culminaram no extermínio de 6 milhões de judeus no Holocausto.
Essas comparações, muitas vezes com fins políticos, são um desrespeito à memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes. A Conib inclusive criou uma campanha contra a banalização do Holocausto, para que possamos compreender melhor as verdadeiras dimensões dos fatos e assim contribuir para um melhor entendimento do presente. Assistam e compartilhem.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias