20 DEZ 2023
Abandonado em frente ao Hospital Dia (HD) Cidade Ademar ainda jovem, o cachorro sem raça definida Ademar foi adotado pelos funcionários da instituição em janeiro deste ano. Agora, o cão faz parte da equipe da unidade de saúde e desempenha um papel importante na recuperação dos pacientes internados. O Hospital foi pioneiro no país ao estabelecer a função de "cão hospitalar" na rede municipal.
De acordo com o gestor do HD, Ronald Maia Filho, o trabalho do cachorro, que utiliza até mesmo um crachá de identificação durante o trabalho, trouxe resultados positivos para a recuperação dos pacientes. Apenas oito meses de adestramento foram o suficiente para que Ademar ficasse apto para desempenhar sua função com maestria no hospital, que são sempre acompanhadas de seu instrutor. Para o médico, a presença do cãozinho no hospital foi transformadora.
O projeto inovador já despertou o interesse de outras unidades de saúde do estado de São Paulo. A cinoterapia, como é chamada a terapia com cachorros, é prevista pela lei municipal nº 16.827/2018 e uma prática adotada também no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), que atende a funcionários da prefeitura e familiares.
Autor(a): BZN
Revista BZZZ: mesas tradicionais e modernas por seis nomes elegantes de Natal
16 JAN 2025