28 NOV 2024
Diante do abandono do Memorial Câmara Cascudo, em Natal, e agora com a depredação provocada por criminosos, o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte emitiu nota pública.
Lembrar que em maio de 2022 o Memorial foi vandalizado com tinta vermelha e frases contra “fascistas”, assim como o Forte dos Reis Magos, que foi pichado em setembro de 2023, e até hoje a única providência foi a limpeza. A Polícia Civil nunca deu retorno sobre investigação para identificar os autores.
A nota do CEC:
- O Conselho Estadual de Cultura manifesta profunda preocupação com os problemas de conservação e segurança do edifício histórico que abriga o Memorial Câmara Cascudo, agravados pelos recentes episódios de depredação e descaso que comprometem esse bem de imensurável valor para a história e a cultura do Rio Grande do Norte.
Diante da gravidade dos fatos, apela ao Governo do Estado para que tome providências urgentes. É imperativo mobilizar os setores competentes para:
1. Realizar o imediato restauro das áreas danificadas pelo vandalismo e promover a recuperação do acervo subtraído;
2. Estabelecer um sistema eficaz de segurança, que garanta a proteção permanente do imóvel e do acervo, especialmente considerando sua localização em uma área de vulnerabilidade social.
O Memorial Câmara Cascudo, dedicado à história do maior intelectual potiguar e um dos mais importantes nomes da cultura brasileira, deve ser tratado com a prioridade que sua relevância exige. A preservação desse ativo cultural é não apenas um dever do Estado, mas também um compromisso com as gerações futuras.
Este Conselho permanecera atento e vigilante, acompanhando de perto as ações e aguardando a efetivação das medidas ora requeridas, como parte do esforço coletivo para salvaguardar o nosso patrimônio histórico.
Natal, 28 de novembro de 2024
Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte
Autor(a): BZN