Construir sem derrubar árvores

29 NOV 2018

 

Casa minimalista é construída em vale sem derrubar nenhuma árvore

Localizada no Equador, a casa promove conexão com a natureza e respeita o terreno e a vegetação já existente no local

Os diferentes cômodos ficam em diferentes alturas para preservar o terreno local (Foto: Deezen/ Reprodução)Os diferentes cômodos ficam em diferentes alturas para preservar o terreno local (Foto Deezen/ Reprodução)

Linhas simples e retas traçam essa casa feita pelo estúdio de arquitetura Gabriel Rivera, no Equador. Uma das prioridades do projeto foi respeitar a topografia e não derrubar as árvores algaborro, típicas da região e já existentes no terreno, fazendo com que a construção fosse planejada em forma de U. Inclusive, o teto é atravessado por uma planta estreita e alta.

 

Localizada nas redondezas de Quito, a Casa Tacuri é regida ao som dos passarinhos que moram no alto da vegetação do vale Cumbayá promovendo a desconexão do centro urbano. 

No interior, um buraco no teto dá passagem a uma árvore (Foto: Deezen/ Reprodução)No interior, um buraco no teto dá passagem a uma árvore (Foto Deezen/ Reprodução)

Três volumes compõem a propriedade e são cobertos por grandes janelas que trazem a natureza para o interior e banham os ambientes com luz natural. Os níveis da casa possuem alturas variadas, sendo que o primeiro abriga uma garagem conectada aos outros cômodos por uma escada de concreto. O térreo conta com cozinha americana, salas de jantar e estar, enquanto os quartos estão no andar acima. No topo, a suíte principal tem vista para as copas das árvores.

 

A cozinha fica acoplada à sala de jantar e os próprios armários funcionam como divisória (Foto: Deezen/ Reprodução)A cozinha fica acoplada à sala de jantar e os próprios armários funcionam como divisória (Foto Deezen/ Reprodução)
Uma janela conecta a cozinha à mesa de jantar (Foto: Deezen/ Reprodução)Uma janela conecta a cozinha à mesa de jantar (Foto Deezen/ Reprodução)
As árvores são aproveitadas não só para garantir estilo, mas para trazer o conforto em redes de balanço penduradas nos troncos (Foto: Deezen/ Reprodução)As árvores possuem redes de balanço penduradas nos troncos (Foto Deezen/ Reprodução)

Para garantir privacidade aos dormitórios, paredes de madeira revestem os cômodos. O marrom do material também é utilizado para aquecer os ambientes de concreto e contrastar com o verde das plantas do vale.

A divisória de madeira aquece o quarto, enquanto as janelas fornecem vista dos topos das árvores (Foto: Deezen/ Reprodução)A divisória de madeira aquece o quarto, enquanto as janelas fornecem vista dos topos das árvores (Foto Deezen/ Reprodução)

 

O jardim, que envolve a propriedade, é composto por áreas de descanso, que contam com redes de balanço e cadeiras. Os móveis são minimalistas e em tons sóbrios, fazendo com que a natureza se destaque ainda mais.

Em forma de U, duas asas se estendem ao lado da suíte principal no topo da casa (Foto: Deezen/ Reprodução)Em forma de U, duas asas se estendem ao lado da suíte principal no topo da casa. No centro, um jardim é colorido pelo verde das árvores (Foto Deezen/ Reprodução)
Hastes de metal dão suporte às janelas de vidro, que destacam o verde do vale equatoriano (Foto: Deezen/ Reprodução)Hastes de metal dão suporte às janelas de vidro que destacam o verde do vale equatoriano (Foto Deezen/ Reprodução)
Os níveis do jardim respeitam a topografia local (Foto: Deezen/ Reprodução)



últimas notícias