02 ABR 2020
Pesquisa realizada pelo Sebrae, divulgada hoje (2), aponta que as medidas de isolamento social em decorrência do coronavirus provocou impacto negativo no equilíbrio financeiro e ameaçam a sobrevivência dos pequenos negócios instalados no Rio Grande do Norte.
De acordo com o levantamento, 88% dos empreendimentos de pequeno porte do RN já sofreram queda no faturamento em função da crise gerada pela pandemia.
Mais: 29% dos donos de empresas afirmam que não terão condições de manter o funcionamento e fecharão seus negócios em um mês caso as restrições permaneçam por mais tempo.
Em tempo
Os pequenos negócios representam mais de 95% de todos os empreendimentos do estado, somando pelo menos 181 mil negócios.
Virtual
A pesquisa mostrou que mesmo adotando técnicas de vendas online e de serviço de entrega ainda assim as vendas dos empreendedores potiguares caíram 64,2% na última semana em comparação a uma semana normal. Somente 8% dos empreendedores não foram afetados [ou continuaram com mesmo faturamento ou tiveram aumento] até o momento pelo cenário adverso proporcionado pelo coronavirus. Para a maioria a realidade tem sido bem mais cruel. 62% dos empreendedores disseram que o faturamento caiu para mais da metade até o momento.
Com a expressiva queda nas vendas, 58,1% dos empreendedores do RN já preveem que precisarão solicitar empréstimos para manter o negócio em funcionamento sem gerar demissões.
O levantamento foi feito entre os dias 19 e 23 de março e ouviu 9.105 proprietários de micro e pequenas empresas de todo o país, incluindo os do RN.
Autor(a): Eliana Lima