30 MAR 2020
A governadora Fátima Bezerra se reuniu hoje (30) com a prefeita Rosalba Ciarlini, de Mossoró.
Por videoconferência, com presença do secretário estadual Cipriano Maia (Saúde).
Na pauta, aumento da capacidade do sistema de saúde no município, com a implementação de 170 novos leitos, e também alinhar ações de isolamento social, medida de enfrentamento ao novo coronavírus.
De Fátima para Rosalba:
- A perspectiva é que possamos criar 170 novos leitos. Mas uma das principais pendências é o efetivo de médicos e equipes de enfermagem que possam dar conta da demanda. Convocamos os aprovados no último concurso e, devido à gravidade da pandemia, estamos trabalhando para viabilizar a contratação temporária de novos profissionais e suprir a necessidade dos hospitais.
De Cipriano Maia:
- Vamos trabalhar em conjunto com os municípios montando um plano de ação para cada região e ver como trabalharemos com os materiais que hoje estão escassos, como os respiradores e equipamentos de proteção individual (EPIs). Também estamos trabalhando para recuperar os equipamentos que temos e melhorar a oferta de serviço de forma racional.
Pedido
Rosalba solicitou apoio do governo estadual para aquisição de material hospitalar que possibilite a montagem de uma ala de 20 leitos na UPA Raimundo Benjamim Franco, para pacientes que precisam ficar em observação mas que ainda não necessitam estar em UTI.
Disse a prefeita:
- Já temos o projeto e estamos levantando os valores. O pessoal nós temos, precisamos de apoio do Governo para aquisição do material para desafogar os hospitais, mas termos condições de receber pacientes que requerem cuidados. Vamos atender a região do Alto Oeste, por isso a necessidade de novos leitos", justificou Rosalba Ciarlini. Ela também solicitou reforço nas divisas com o Ceará, estado que soma alto número de casos no país, atrás apenas de São Paulo e Rio Janeiro.
Novos leitos
A governadora informou que serão criados 25 novos leitos no Hospital Regional da Polícia Militar, e que o Hospital São Luiz está em negociação para a criação de 20 leitos de UTI e mais 20 enfermarias. No Hospital Rafael Fernandes serão 18 leitos. Na Casa de Saúde Dix Sept Rosado, mais 10 UTIs e 40 Unidades de cuidados intermediários (UCI/enfermarias). No Hospital Regional Tarcísio Maia serão 20 novos leitos de UTI e sete UCI, além de mais 10 leitos de estabilização nas UPAs.
Autor(a): Eliana Lima