18 JAN 2022
Diante das recomendações do Comitê da Covid, o governo potiguar decidiu impor novas regras para contenção da transmissão da nova variante ômicron e do vírus da gripe influenza.
Pois bem
Agora é obrigatória a apresentação do passaporte vacinal com maior rigor em eventos públicos e privados, bares e restaurantes, tanto em áreas fechadas como em áreas livres com capacidade acima de 100 pessoas.
Centros comerciais e shoppings com ar-condicionado também devem exigir o passaporte da vacina.
Recomenda aos municípios suspender todos os eventos de rua até 16 de fevereiro, diante da impossibilidade de se exigir o passaporte vacinal.
As novas regras começam a vigorar sexta-feira (21), com possibilidade de rediscussão das medidas dentro do prazo de vigência, “se a situação de contágio se reverter significativamente”, diz o governo.
Continua obrigatório pouso de máscara de proteção facial, independentemente do local de destino ou naturalidade, para todos que ingressarem no território do RN.
Os suspeitos por apresentarem sintomas de covid deverão ser afastados de todas as atividades e instruídos a permanecer em isolamento total.
Mais
Bares, restaurantes, centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar deverão realizar o controle de entrada de cada indivíduo nas suas dependências com a comprovação do esquema vacinal de acordo com o calendário de imunização.
Ficam dispensados da obrigatoriedade os estabelecimentos de alimentação em locais abertos com capacidade máxima de 100 pessoas.
Os municípios também foram orientados a reorganizar as feiras livres e similares, para assegurar o distanciamento social e evitar aglomeração de pessoas e contatos proximais, mantendo as condições de higiene dos respectivos ambientes.
Para cumprimento das determinações, o governo afirma que disponibilizará suas forças de segurança aos municípios.
Autor(a): Eliana Lima