Política

Covid: Seap suspende visitas na Cadeia Pública de Caraúbas

17 JAN 2022

Depois da Cadeia Pública de Ceará-Mirim, agora é a cadeia do município de Caraúbas que tem visitas presenciais suspensas, diante de casos de covid e influenza.


A Seap emitiu nota de esclarecimento:


- A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), considerando o registro de sete casos de Covid-19 entre os internos e seis testes positivos entre os policiais penais da Cadeia Pública de Caraúbas, determinou a suspensão das visitas presenciais naquela unidade prisional a partir desta segunda-feira (17). O Comitê de Crise do Covid-19 da Seap já havia recomendado a suspensão das visitas, também, na Cadeia Pública de Ceará-Mirim, dado o agravamento dos casos. Todos os privados de liberdade estão sendo tratados pelas equipes de saúde prisional e apresentam sintomas leves da doença. As visitas virtuais (televisitas) e as visitas presenciais nas demais unidades estão mantidas. 


Com o agravamento da crise de saúde pública motivada pela pandemia do novo Coronavírus e do surto de gripe na sociedade, a Seap recomendou que os cuidados preventivos nos estabelecimentos prisionais fossem intensificados. Todos os internos identificados são isolados e tratados imediatamente. Os policiais penais são afastados do trabalho. 


A suspensão das visitas é prevista na Resolução do Comitê de Crise do Covid-19 da Seap. A medida visa garantir a segurança dos servidores, dos internos e seus familiares. Antes da pandemia, o sistema penitenciário recebia, em média, 30 mil visitas/mês. 


Para minimizar os prejuízos causados pela suspensão das visitas presenciais, a Seap implementou no segundo semestre de 2020 o programa de televisita aos presos. As visitas virtuais mediante agendamento permanecem em funcionamento em todas as unidades do Estado. As visitas presenciais estão autorizadas nas demais unidades do RN, atendendo a uma série de protocolos de prevenção. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias