05 ABR 2025
Seis helicópteros da Marinha do Brasil foram alvejados por criminosos enquanto sobrevoavam a comunidade do Caramujo, em Niterói (RJ), nessa sexta-feira (4), durante a cerimônia de troca de Comando da Frota.
Disparos partiram de fuzis e atingiram as fuselagens das aeronaves, que realizavam passagens rasantes como parte das homenagens oficiais.
Apesar do impacto dos tiros, não houve feridos entre as tripulações ou no solo. As aeronaves retornaram em segurança à Base Almirante Castro e Silva, em São Pedro da Aldeia (RJ), onde foram inspecionadas por equipes de manutenção.
Em nota, a Marinha informou que instaurou inquérito para apurar o incidente e reforçou que “o disparo contra símbolos nacionais em exercício de atividade oficial pode ser considerado uma declaração de guerra” ao país. A corporação também acionou a Polícia Federal e a Força Nacional para auxiliar na investigação e reforçar a segurança na região.
O ataque ocorreu em um dos pontos mais sensíveis de Niterói, onde facções criminosas disputam território. A comunidade do Caramujo já foi palco de operações policiais contra o tráfico e ações violentas têm se intensificado nas últimas semanas.
Autoridades militares e civis realizam agora um mapeamento das linhas de tiro possíveis e a identificação dos autores, que fugiram em motocicletas após o ataque. A Marinha, além de reforçar o policiamento nas imediações da cerimônia, estuda alterar o trajeto de sobrevoo em eventos futuros para minimizar riscos.
Estamos no país onde até mesmo as Forças Armadas fogem temendo os bandidos.
Autor(a): BZN
TRF5 anula processo disciplinar da PRF no RN contra policial por conflito com vi
05 ABR 2025