Economia

Crise econômica leva mais uma empresa cearense a encerrar atividades

05 JUL 2022

Foto: TRT-RN

Empresa que opera nos transportes intermunicipal e urbano no Ceará, vencedora de licitação pública realizada em 2009, a Fretcar encerrará suas atividades, “por absoluta falta de condições econômico-financeiras para prosseguir honrando com os compromissos, tanto para com os colaboradores como fornecedores”, comunicou.

A empresa é responsável por 5% do atendimento urbano em Fortaleza (CE).

A direção diz em comunicado interno que o prejuízo causado pela pandemia de covid 19 promoveu consequências significativas para muitas empresas, como a Fretcar, diante do impacto da redução sistemática do número de passageiros, o que resultou em "enormes prejuízos”.

Em nota, o Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará) lamentou e alertou que essa "é a crise mais grave já enfrentada pelo setor", e lembrou que o "transporte coletivo já enfrentava grandes dificuldades devido ao decrescente no número de passageiros", com registro de 65%, mesmo com o retorno da economia, comparando-se com a demanda registrada em 2019. Somem-se a isso os sucessivos aumentos do combustível.

Em tempo

Para se ter ideia, nem o subsídio mensal implantado no início da pandemia pelo poder público cearense destinado às empresas de ônibus, hoje de R$ 6 milhões, está sendo suficiente para ajudar na recuperação do prejuízo que se soma.

Providências urgem, diante de um iminente caos no sistema de transportes públicos em Natal, que sequer conta com algum subisídio público.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias