26 OUT 2023
Não existe crocodilo no Brasil, explica Tiego Costa, biólogo do Idema e gestor da Área de Proteção Ambiental de Genipabu.
O BZN recebeu um vídeo que mostra um jacaré no açude público do município de Vila Flor (RN), com informação de que seria um crocodilo. E sendo alimentando por populares.
Logo, entramos em contato com a assessora de imprensa do Idema, Danny Nunes, que consultou o biólogo Tiego Costa. Ele afirma que é um jacaré do papo amarelo (Caiman latirostris), “espécie bem comum aqui no RN”.
E observa uma cena preocupante, por vários motivos: “As pessoas estão alimentando o animal e fazendo ele associar pessoas a alimento, chegando muito perto. Pode parecer que não, mas esses bichos são ágeis e um animal desse tamanho que fica tão perto das pessoas pode oferecer risco. Também por chegar perto das pessoas, alguém pode querer ferir ou matar o animal. O ideal é parar com essa alimentação e sempre evitar essa aproximação”.
Alerta mais: “As pessoas podem até levar ‘turistas" para verem’ o jacaré de Vila Flor’.
Esse tipo de conduta, além de risco para as pessoas, traz riscos para o animal também. Hoje em dia muitos buscam likes e estão cada vez mais usando animais para isso. Vai que um dia alguém exagera e sofre uma mordida? Pode ocorrer de matarem o animal. Deve-se evitar essa alimentação. Se a situação não tiver controle, é bom pensar inclusive em retirar o animal do local, para segurança do animal e das pessoas”.
Secretário de Agricultura do município, Ailton Medeiros informou que a prefeitura contratou um vigilante para ficar na entrada do rio fiscalizando e está previsto um outro.
A chegada de profissionais do Ibama ao local está prevista para a tarde desta quinta-feira (26). Placas de aviso foram instaladas e o instituto orientará que qualquer pessoa que desrespeite as ordens de não entrar no açude será denunciada à polícia, podendo enfrentar uma pena de até 6 anos de prisão.
Em tempo
Existem dois jacarés no açude.
Autor(a): BZN
Excelente! Gustavo Carvalho apresenta PL para obrigatoriedade de focinheira em c
18 JAN 2025