19 JAN 2022
Este é o mês da campanha Janeiro Branco, criada para "chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe um cultura da Saúde Mental no mundo!".
Como contribuição para a campanha, a Superintendência de Tecnologia da Informação da UFRN pergunta: Você já ouviu falar sobre produtividade tóxica?
E responde por itens, com dicas e sugestões para se viver melhor:
- Produtividade tóxica é quando se produz excesso de trabalho, que gera mal estar e dificuldades no funcionamento cotidiano. Muitas vezes, essas situações acontecem por medo de não estar produzindo o suficiente ou por pressões.
Durante a pandemia, a produtividade tóxica se tornou muito comum, pois com o trabalho remoto sendo aderido, muitas pessoas passaram a lidar com muito mais que o seu trabalho, com filhos, animais, tarefas de casa… e tudo isso gerou sobrecargas e dificuldades no bom funcionamento.
Outra situação muito comum durante essa pandemia foi a questão de demandas sendo enviadas a qualquer momento por qualquer canal de comunicação.
Devido a romantização do trabalho a qualquer custo, houveram muitos relatos de ligações fora do horário de trabalho, refeições sendo puladas por demandas do trabalho e muitas outras situações em que o momento de descanso se tornou um momento de trabalho.
Quais as possíveis intervenções para situações de produtividade tóxica?
Lideranças como exemplo - Os líderes são os principais espelhos dos seus liderados, logo, as nossas ações enquanto coordenadores de equipes é de ser exemplo constante de uma produtividade saudável, que produz, entrega, mas que não deixa de se preocupar com o bem estar;
Produzir segurança psicológica - Fomentar sempre uma cultura de comunicação, na qual todos os membros da equipe se sintam seguros para comunicar suas dificuldades aos líderes e aos outros membros das equipes;
Prezar por mais qualidade de trabalho e menos quantidade de trabalho - Quando realizamos trabalhos de qualidade, evitamos retrabalho e trabalhos realizados além dos horários definidos pela equipe;
Por fim, é sempre importante relembrar a importância de buscar assistência psicológica em situações de desgaste. Aderir a práticas de autocuidado, como ir ao médico, fazer exercícios ou meditar também são grandes aliados contra os prejuízos causados pela produtividade tóxica.
Autor(a): Eliana Lima