Cidade

Cuidado! PF alerta que você corre risco em casa, com as câmeras de segurança

02 ABR 2020

A Polícia Federal alerta a população que usa sistema de segurança eletrônica para verificar o modelo da câmera junto ao fabricante, se há alguma atualização que corrige problemas de segurança. Caso não tenha confiança para atualizar o sistema da câmera, buscar ajuda com um técnico ou um conhecido.

Dá esses dois e xemplos:

. Instruções para câmeras Dahua 

. Instruções para câmeras ONVIF

Orienta:

- Verificar se a câmera possui algum acesso externo. É comum usuários domésticos configurarem câmeras para serem vistas fora de casa. Este tipo de configuração se não tiver os devidos cuidados pode expor a câmera para invasores. Este tipo de configuração muitas vezes é referido como "dmz" ou redirecionamento de portas. Na Internet é possível achar uma série de guias conforme abaixo. Caso o usuário tenha optado por esta funcionalidade, recomenda-se desabilitar até que um técnico especializado possa avaliar e realizar uma configuracao mais segura. Infelizmente não há um guia padrão para este tipo de configuração, ela vai variar de acordo com o equipamento (modem) Internet do usuário. Novamente em caso de dúvidas, buscar ajuda com um técnico ou usuário experiente - indica esses dois endereços eletrônicos aqui e aqui.

Diz mais:

- Verificar as credenciais de acesso da câmera, trocar a senha e verificar se existem outros usuários configurados. Muitas câmeras possuem usuários de manutenção que podem ser acessados por invasores sem o conhecimento do usuário.

Em caso de dúvida se existe o risco da câmera realizar filmagem de uma criança em condições vulneráveis (no sofá, no banho etc), sugere "desligar a câmera até que seja possível configurar de forma segura".

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias