Política

Curioso, não?

26 JAN 2021

Foto: Mãe Luíza vista do alto pelas lentes de Canindé Soares

Os que se autoproclamam socialistas têm ojeriza aos tempos da ditadura militar no Brasil. Consequentemente, a todos os atos tomados de cima para baixo durante o período.

Maaasss...tais socialistas são favoráveis a um ato do fim da ditadura que reconhece áreas vulneráveis nas cidades. As chamadas Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS).

No Plano Diretor em vigor, Natal conta com 70 locais considerados AEIS. Locais, diga-se, sem infraestrutura necessária para condições mínimas de se viver com dignidade. E saúde, elementar. São loteamentos e favelas, por exemplo, em que muitos apresentam alto índice de pobreza.

Um dos mais cobiçados desses espeços é o bairro de Mãe Luíza. Em nome de se evitar uma "expulsão branca" diante da especulação imobiliária, por lá é proibida a construção de imóveis acima de 7,5 metros, e os terrenos são limitados a uma área de 200 m². Isso para evitar que pequenas casas de um quarteirão, por exemplo, sejam vendidas para dar lugar a um espigão.

Assim, as famílias também ficam impedidas de valorizar seus imóveis. A contar que as limitações descartam interesses d mercado imobiliário.

Ora, se se quer evitar que haja exploração a pessoas necessitadas que se vejam diante de ofertas baixas, mas tentadoras, que então se aplique um valor mínimo ou algo parecido para que se evite o contro do vigário. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias