Política

Da senadora Tereza Cristina: “Tudo falácia, lorota protecionista: Macron usou a afronta ao Brasil” para ganhar pontos na França

29 MAR 2024

Foto: Arquivo governo federal

Ex-ministra brasileira da Agricultura, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) foi às redes sociais para expôr “falácia, lorota protecionista” do presidente francês Emmanuel Macron no Brasil.

Escreveu:

- O que se viu ontem (28) à noite na Fiesp foi a empáfia do eurocentrismo! Macron se recusou a discutir o Acordo Mercosul-UE com o governo brasileiro, mas jogou na cara do PIB nacional, do ministro da Fazenda e do vice-presidente, que o tão esperado Acordo é “péssimo, antiquado e deve recomeçar do zero!”. Sua diplomacia é que merece nota zero! 

Tudo falácia, lorota protecionista: Macron usou a afronta ao Brasil para ganhar pontos com seu público interno.

Ao contrário do que ele disse, o Acordo Mercosul-UE foi periodicamente revisado e atualizado em 2019, quando foi finalmente assinado em Bruxelas. Eu estava lá e vi que todas as cláusulas passaram pelo crivo setorial dos comissários europeus. E questões pontuais já estão hoje na mesa.

Por fim, por que a França pensa que o Brasil e o Mercosul vão querer passar mais dez anos rediscutindo tudo? O mundo é vasto, os portos são muitos e outros acordos bilaterais ou multilaterais estão abertos para nós, inclusive na Europa. Sigamos!

Outros post, anteriormente:

- Da série "Faça o que eu digo; não o que eu faço". 

A Comissão Europeia eliminou ontem a obrigatoriedade de os agricultores deixarem pelo menos 4% de suas terras em pousio ou preservadas. Esta é a mesma UE que não reconhece o Código Florestal brasileiro, que exige preservação de 20% a 80% (contra 4% lá!!!) das propriedades rurais e quer impor às nossas exportações regras próprias antidesmatamento. Barreiras comerciais travestidas de exigências ambientais - sabemos todos.

Em tempo: o presidente da França, maior defensor dessa hipocrisia europeia e militante ferrenho contra o Acordo Mercosul- UE, está hoje no Brasil. E, segundo as notícias oficiais, esse assunto, o mais importante, simplesmente não estará na pauta do encontro entre Macron e Lula.

Autor(a): BZN



últimas notícias