07 NOV 2023
Pode até parecer considerar sugerir rompimento diplomático entre o Brasil e Portugal. Entretanto, com tal declaração vindo do ministro da Justiça brasileira, o teor é gravíssimo.
Flávio Dino criticou um país inteiro por um ataque xenofóbico de uma cidadã portuguesa.
Durante sua fala na cerimônia de lançamento do Bolsa-Formação, no Palácio da Justiça, em Brasília, nesta terça-feira (7), o ministro falou sobre os insultos de uma portuguesa a uma brasileira no aeroporto da cidade do Porto, e lacrou: “Ela diz assim no vídeo, ‘vocês estão invadindo Portugal’. Bom, se for isso, nós temos direito a reciprocidade, porque em 1500 eles invadiram o Brasil e nós estamos tudo de acordo. Concordo até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto. E aí fica tudo certo, a gente fica quite”.
As falas de Dino têm me lembrado o que disse o rei Juan Carlos I de Espanha, em novembro de 2007, ao então presidente venezuelano Hugo Chávez na 17ª Conferência Iberoamericana, realizada no Chile.
O rei perdeu a paciência com as constantes interrupções de Chávez contra o ex-premiê espanhol José María Aznar, chamando-o de fascista. Disse o monarca para o venezuelano: "Por qué no te callas?".
Autor(a): BZN