30 JUN 2024
Neste domingo 30 de junho completa 61 anos da partida de Tomaz Salustino, o potiguar que descobriu scheelita em suas terras e que fez dele a quarta fortuna em potencial do mundo, considerou a revista americana Time em 1954.
O neto Ignácio José Salustino Soares, carinhosamente conhecido por Gê Salustino, grande admirador do avô, escreveu em sua homenagem:
- Hoje, 30 de junho, completa 61 anos do falecimento do Des. Tomaz Salustino, um visionário à frente do seu tempo.
Formado em Ciências Juridicas, foi advogado, promotor de justiça, juiz de direito, desembargador, deputado estadual, presidente da assembleia, vice-governador, minerador e industrial.
Quando descobriu a jazita do Brejuí, recebeu ofertas de milhões de dólares do estrangeiro para negociar a mina, mas como bom filho do Seridó, afirmou: Não vendo por quantia nenhuma, vou montar uma empresa para desenvolver minha cidade e região.
E com a visão que possuia, previu e acertou. Sua empresa de extração e exportação de scheelita completou em 2023 oitenta anos de atividade, onde proporcionou milhares de empregos, desenvolvendo a economia do Seridó.
Vemos nesta foto ele no carro fúnebre que construiu, acendendo uma vela e afirmou que após seu passeio no carro, o mesmo seria de propriedade do povo de Currais Novos, onde serviu durante muitos anos no trajeto de velório até o cemitério.
Esta foto foi tirada quando recebeu o carro fúnebre em 13 de maio de 1963, e 48 dias depois, em decorrência de um inesperado acidente, faleceu, em 30 de junho de 1963.
São 61 anos de sua partida, mas continua vivo no coração do povo de sua cidade, Currais Novos.
I.J.S.S.
Autor(a): BZN