14 OUT 2023
Decano do STF, o ministro Gilmar Mendes declarou, neste sábado (14), no I Fórum Esfera Internacional, que a Esfera Brasil realiza em Paris: “Se a política voltou a ter autonomia, isso se deve ao Supremo Tribunal Federal. Se hoje temos a eleição do presidente Lula, isso se deveu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal".
Na plateia, composta por empresários, advogados e parlamentares, ouviram-se aplausos de algumas pessoas.
O painel, mediado pelo jornalista William Waack, além de Mendes, contou com participações de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).
Em tempo
Em abril de 2021, o plenário do STF anulou as condenações de Lula pela Justiça Federal no Paraná. Assim, o petista recuperou o direito de candidatar-se.
No X, comentou a jurista Janaína Paschoal:
- Talvez o Ministro Gilmar Mendes não perceba, mas ao dizer que a eleição de Lula se deve ao STF, ele explica a mágoa de boa parte da população com a Corte máxima do País. O sistema de Justiça deve assegurar as Eleições e a posse dos eleitos; e não a eleição de uma pessoa em especial.
O Ministro falou a verdade. Mas, em muitos corações, essa verdade dói. Nesse contexto, apesar do favoritismo, talvez ajudasse a fechar feridas, Lula se abster de concorrer em 2026. Nem Lula, nem Bolsonaro. Seria uma chance de construir algo de verdade. E não venham dizer que esse meu pensamento se deve à resistência à esquerda.
Eu disse exatamente a mesma coisa sobre Bolsonaro em 22. Se ele tivesse concorrido a Senador e apoiado Tarcísio à Presidência, o Brasil não teria saído tão machucado. Pularíamos do 07 ao 09 de janeiro!
Autor(a): BZN
Excelente! Gustavo Carvalho apresenta PL para obrigatoriedade de focinheira em c
18 JAN 2025