Política

De olho nas obras de transposição do Rio São Francisco

25 MAI 2021

Foto: ALRN

Os membros da Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa pegam a estrada rumo à Paraíba na próxima sexta-feira (28).

O destino é o município de Cachoeira dos Índios, na divisa com o Ceará. Visitarão as obras da transposição das águas do Rio São Francisco. 

Presidente da Frente, o deputado Galeno Torquato (PSD) explicou:

- Iremos visitar essa cidade que é a sede da primeira barragem – Barragem Tambor – que irá abastecer a bacia do Rio Apodi com as águas da transposição do Rio São Francisco. De lá iremos para a cidade de Cajazeiras, visitar a Barragem Caiçara e o canal Engenheiro Ávidos que vai proporcionar a perenização do Rio Piranhas-Açu, onde as águas chegarão às barragens de Oiticica e Armando Ribeiro, já em nosso Estado.

Destacou que o "convite foi estendido a autoridades dos dois Estados. Lembrou que em recente visita ao RN, o ministro do potiguar Rogério Marinho (desenvolvimento) garantiu que até o final do ano as águas do São Francisco chegarão ao solo de potis-esperançosos, justamente através do canal Engenheiro Ávidos.

Disse Galeno:

- O ministro garantiu que no dia 24 de junho, o presidente Jair Bolsonaro virá ao RN assinar a ordem de serviço, autorizando o início da obra do novo projeto que é o trecho de 113 km que vai da Barragem Caiçara, no Ceará, até a cidade de Major Sales - no RN. Uma obra de R$1 milhão.

Destacou ainda que o segundo trecho da obra de transposição no RN beneficiará 38 cidades do Alto e do Médio Oeste. “Com isso o RN passará a ter dois eixos de aporte das águas do Rio Francisco, assim como a Paraíba. Um na Bacia Piranhas-Açu e o outro no canal do Apodi.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias