Política

Deputados destacam eleições 2020 e participação da mulher na política

03 NOV 2020

Foto: Reprodução ALRN

Os deputados aproveitaram o horário destinado às lideranças na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), que aconteceu nesta terça-feira (3), pelo sistema híbrido – Remoto e Presencial, para tratar de assuntos como o processo eleitoral que está em andamento e a participação feminina nas eleições brasileiras.

O parlamentar Getúlio Rêgo (DEM) usou o espaço para falar das eleições em Pau dos Ferros. Segundo deputado, está sendo divulgada uma pesquisa deturpada, com dados manipulados e sem a presença dos eleitores da zona Rural. 

O deputado Hermano Morais (PSB) repercutiu também o assunto, que chamou de vício de pesquisa e classificou como uma prática criminosa que, segundo ele, vem ocorrendo também em Natal e precisa ser coibida. 

Na ocasião, o parlamentar também mencionou uma solenidade de iniciativa do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco/RN), que aconteceu na sede da OAB, onde foi apresentado um documento com 12 propostas que tratam do fortalecimento da estrutura do poder público em Natal para evitar desvio de recursos públicos. Segundo ele, alguns candidatos à prefeitura de Natal estiveram presentes e subscreveram o documento, que contém questões como fortalecimento da controladoria municipal, aperfeiçoamento do portal da transparência, controle de gastos, uso do pregão eletrônico, cargos comissionados na administração pública, recursos públicos para propaganda, publicidade, questões ambientais e urbanísticas.

Já o deputado estadual Francisco do PT comentou sobre a data 3 de novembro, que, conforme ele preconiza, é uma “data muito importante e de simbologia grande para as mulheres brasileiras, é o dia da instituição do direito de voto da mulher neste País. Embora a participação da mulher na política ainda precise ser muito incentivada, inclusive por meio de políticas públicas”, falou. “Eu quero destacar o meu apoio a todas as iniciativas que buscam incentivar e proporcionar condições para que as mulheres possam cada vez mais votar e serem votadas e possam representar a sociedade nas instâncias governamentais, nas instâncias de poder, nos parlamentos”, completou o parlamentar.

Ele fez referência à potiguar que fez história no Brasil, a professora Celina Guimarães, que foi a primeira mulher a votar no país e lembrou que atualmente o Rio Grande do Norte é o único estado brasileiro governado por uma mulher. 

Fonte: ALRN



últimas notícias