Mundo

Descoberta de armazém de captagon na Síria indica envolvimento de regime Assad com tráfico de drogas

12 DEZ 2024

Foto: Reprodução

Vídeo que viraliza nas redes sociais mostra a descoberta de grande armazém na Síria repleto de captagon, uma droga ilícita no país.

O laboratório foi localizado numa divisão militar perto de Damasco, comandada para a produção de drogas para o tráfico comandado de Maher al-Assad, irmão de Bashar al-Assad. 

O produto é conhecido como a "droga da jihad", pelo fato de ser muito consumida por militares, rebeldes e jihadistas no Oriente Médio para aumentar a resistência, suprimir o medo, a fadiga, a fome e a dor, e induz à euforia.

Caso confirmada, a descoberta confirma as alegações dos Estados Unidos e outros países de que o regime de Assad estava envolvido na exportação da droga.

Segundo a CNN, a droga é altamente viciante, contendo principalmente anfetamina, descrita às vezes como a “cocaína do homem pobre”. 

Detalha que “estudos nos últimos anos estimaram que o comércio anual da droga vale bilhões de dólares. Acredita-se que ela tenha se tornado uma “tábua de salvação” econômica para o regime Assad enquanto ele estava sob sanções dos EUA”.

Autor(a): BZN



últimas notícias