24 NOV 2024
O jornal The New York Times traz nas suas páginas deste domingo uma grande matéria sobre o desmonte da maior operação de combate a uma medonha organização criminosa que desfalcou os cofres públicos e os bolsos dos brasileiros, a chamada Lava Jato.
De acordo com o jornal americano, a Operação Lava Jato, uma das maiores investigações de corrupção da história recente, está sendo desmantelada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. A corte tem anulado provas, revertido condenações e suspendido multas bilionárias, justificando que investigadores, promotores e juízes violaram leis no processo.
As decisões, que já resultaram na anulação de 115 condenações no Brasil, segundo grupos anticorrupção, estão impactando outros países da América Latina, como Panamá, Peru e Argentina, gerando dúvidas sobre condenações de políticos, incluindo ex-presidentes.
A Lava Jato, iniciada em 2014, revelou um esquema bilionário de propinas em pelo menos 12 países, envolvendo empresas como Petrobras, Odebrecht e JBS. A investigação levou à prisão de figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, mas teve sua sentença anulada em 2021 após o STF considerar o juiz Sergio Moro parcial.
O desmantelamento da operação é atribuído em grande parte ao ministro José Antonio Dias Toffoli, que invalidou provas e suspendeu multas contra empresas envolvidas. Toffoli baseou suas decisões em evidências de que investigadores e promotores agiram de forma ilegal, como grampos e confissões forçadas. Críticos, no entanto, apontam conflito de interesses, dado seu passado como advogado do partido de Lula.
Apesar de corrigir abusos, especialistas lamentam o impacto das reversões. A Lava Jato, antes vista como um marco no combate à corrupção, deixou um legado de desconfiança e impunidade. Segundo o professor de direito Rafael Mafei, “do ponto de vista de resultados, a Lava Jato foi um fracasso completo”.
Matéria completa aqui.
Autor(a): BZN
Lula e Janja falam em combater a pobreza enquanto ostentam com o dinheiro de tod
26 DEZ 2024