Esportes

Dia Internacional da Yoga: como a prática regular do exercício auxilia no bem-estar geral do corpo

21 JUN 2024

Foto: Divulgação

‌A yoga, uma prática milenar que combina posturas físicas, técnicas de respiração e meditação, tem ganhado adeptos em Natal por seus inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Diversos estudos comprovam que a prática regular pode reduzir o estresse, melhorar a flexibilidade, fortalecer os músculos e promover uma sensação geral de bem-estar. 

A arquiteta Simone Garcia, 55, conta que a yoga entrou em sua vida há 11 anos e sentiu que a prática só melhorou sua condição mental e física. “Comecei a sentir transformações dentro de mim, foi me trazendo um sentimento de presença no que estava fazendo, transformando meu campo energético de alguma forma. A própria filosofia de vida de quem vive a yoga foi me trazendo muitos benefícios, como a melhora na minha alimentação, postura e muito mais”, relata Simone. 

Segundo Hugo Matos, professor de yoga da academia Bodytech Tirol, em Natal, a prática ensina a relaxar, gerenciar o estresse e também aumenta a capacidade de concentração. “Durante a meditação, por exemplo, os praticantes aprendem a observar e trazer a mente para o momento presente. Os Pranayamas e a meditação ajudam a desenvolver certas áreas do cérebro que geralmente não são usadas. O despertar dessas áreas aumenta sua intuição e sua capacidade de estar totalmente presente a qualquer momento”, explica. 

Além desses benefícios, a prática reduz a tensão muscular, um problema comum que afeta muitas pessoas, especialmente aquelas que têm uma rotina estressante ou passam longos períodos em posições inadequadas, como sentadas à frente de um computador. A yoga pode ser uma poderosa aliada no combate a essa condição, pois as posturas ajudam a alongar e fortalecer os músculos, liberando as tensões acumuladas. 

Para inserir a yoga na rotina, Hugo recomenda a criação de mecanismos que favoreçam a prática. "A melhor maneira de introduzir na rotina é buscar uma academia ou studio próximo da sua casa, ter uma rede de apoio, ir com algum amigo e dedicar uma parte do seu tempo para esse cuidado precioso com a mente e o corpo", destaca. 

Inspirada pelos benefícios que experimentou, Simone incentiva outras pessoas a explorar essa prática milenar. "Quem quer começar é só ter desejo, mesmo que não consiga executar de forma perfeita, isso vai melhorando com o tempo", conclui Simone.

Autor(a): BZN



últimas notícias