12 MAI 2025
Com o objetivo de alertar a população sobre uma condição que afeta cerca de 3% dos brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia será celebrado nesta segunda-feira (12) com uma ação especial em Natal. A síndrome, caracterizada por dores difusas nos músculos e tendões, está frequentemente associada a fadiga crônica, distúrbios do sono, problemas de memória e ansiedade.
Fundado há um ano, o Grupo de Apoio Mútuo entre Pacientes Fibromiálgicos e de Dor Crônica (GAMF) é composto por pessoas diagnosticadas com fibromialgia e promove ações como rodas de acolhimento, palestras educativas e eventos informativos. Para marcar a data, o grupo realizará uma mobilização na calçada do shopping Midway Mall, a partir das 10h. A ação contará com distribuição de panfletos e laços roxos — símbolo da causa — e conta com apoio institucional do vereador Tércio Tinoco.
Entenda a doença
A fibromialgia não é detectável por exames laboratoriais, sendo diagnosticada exclusivamente com base na avaliação clínica. Embora não apresente caráter progressivo, a síndrome não tem cura e ainda desafia a medicina em diversos aspectos de sua fisiopatologia.
Sem tratamento adequado, os sintomas podem levar à limitação funcional, afetando significativamente a qualidade de vida. A abordagem terapêutica inclui medicamentos, exercícios físicos, acompanhamento psicológico e educação sobre a doença.
Autor(a): BZN
Fala de Lula na China sobre os EUA destoa do momento diplomático entre Pequim e
12 MAI 2025