Saúde

Dia Mundial do Câncer de Rim visa estimular prevenção à doença

17 JUN 2021

Foto: Divulgação

Apesar das atenções do mundo estarem voltadas no momento para a covid-19, as pessoas não podem se descuidar de outras doenças sérias, como o câncer. Amanhã (18), Dia Mundial do Câncer do Rim, chama a essa reflexão. É a data dedicada à prevenção ao câncer de rim, um dos 10 tipos mais comuns no mundo, com predominância entre os homens. No Brasil, são mais de 6 mil casos por ano.

Segundo o urologista Maryo Kempes, o câncer renal apresenta um aumento estimado de 20% em ocorrências anualmente em todo o mundo, sendo assim o câncer que mais cresce em números de casos. Embora seja uma variação cancerígena relativamente incomum, ele chama a atenção para a taxa de alta letalidade da doença — segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada dois pacientes diagnosticados com tumores renais acaba morrendo. “Isto acontece principalmente por conta da descoberta tardia do câncer no rim”, aponta Maryo Kempes.

Para melhor prevenir o câncer renal, o urologista da Clínica de Urologia de Natal (Cliun) indica a realização de exames periódicos. Recomenda ainda, de maneira enfática, a prática regular de atividades físicas. Fazer exercícios, diz ele, pode reduzir os riscos de contrair o câncer de rim em até 22%. Mesmo após o diagnóstico da doença, a prática esportiva, mesmo moderada, contribui com até 15% nos avanços do tratamento, além de reduzir potenciais efeitos da doença, complementa Maryo Kempes.

É preciso ainda dar atenção a sintomas como sangue na urina, dor lombar de um lado, caroços na lateral ou na parte inferior das costas, fadiga, perda de apetite, perda de peso, febre e anemia. Embora sejam sinais provocados também por outras doenças, podem ser indicativos de câncer de rim. Da mesma forma, há fatores de risco que aumentam a chance de se desenvolver um câncer de rim, dentre eles obesidade, dieta rica em gordura e carnes vermelhas, sedentarismo, hipertensão arterial, cigarro e diabetes.



últimas notícias