Turismo

Dicas para aproveitar Lisboa e arredores

20 JUN 2019

Foto: Quinta de São Sebastião - Fotos: Eliana Lima

Para vocês, dicas da minha coluna da edição de fevereiro da Revista da Bzzz para saborear e apreciar na capital portuguera e arredores:

O que fazer

Aterrissou em solo lusitano para breve temporada e quer conhecer maravilhas um pouco além da capital portuguesa?

Pois bem, minha dica é a bela Arruda dos Vinhos, cerca de 30 minutos de Lisboa. Lugar de vinhas que mantém a o estilo rural secular aos novos traçados urbanos.

Vila que guarda remanescentes da ocupação romana, que teria começado no período do imperador Augusto - época de Cristo. Em 2012, escavações arqueológicas junto à igreja matriz chegaram a vestígios de ocupação humana com mais de dois mil anos. Reza a lenda que por debaixo de cada quinta na vila portuguesas existe uma aldeia romana. Vale demais um passeio por este belo lugar.

Nos arredores

Depois de uma visita pela linda vila histórica, a parada obrigatória para almoço – ou ‘almojanta’ – é o restaurante o Fuso – o nome tem como referência o fuso e o lagar em meio às mesas, da antiga adega que funcionava no local. Destacam o charme da decoração rústica.

Inaugurado em 1973, dizem que desde então o forno à lenha nunca foi apagado. O que seria o segredo para as gigantes postas de bacalhau saírem crocantes por fora e suculentas por dentro. Uma poder servir até cinco pessoas – dependendo do apetite de cada. 

De Lisboa
Tire um tempo para conhecer a belíssima Quinta de São Sebastião. Logo na entrada você vai se encantar pelo imóvel de 1755, que resistiu bravamente ao destruidor terremoto que sacudiu Portugal em novembro daquele ano. 

Mas não será possível entrar na casa, que é uma das moradas do proprietário da quinta, António Parente, um apaixonado por vinhos. Lá também se pode apreciar um show de seus cavalos – outra paixão do empresário -, que se exibem em harmonioso balé ao som do fado de Amália Rodrigues.

Tem mais
 

Não é permitida a entrada no casarão, mas a produção de uvas e a capela estão abertas à visitação.  A capela foi recuperada por Seu Parente, como é conhecido o proprietário. Remete a uma antiga mina de água, com profundidade ainda desconhecida. 

Também se pode conhecer sua incrível adega, com muito pó por cima das garrafas, como rege o mandamento. São garrafas, várias preciosidades, da adega de um médico que o salvou de um acidente que sofreu. Após a morte do médico, o filho deste propôs a compra dos vinhos. Seu Parente sequer viu os vinhos e passou o cheque do valor informado. Coisa de gratidão. Tempos depois mandou buscar. Então foi informado que um carro apenas era impossível de transportar todas as unidades. Foi então que percebeu a grandiosidade da rica adega.

Então
 

E vale demais a prova dos vinhos produzidos pela Quinta de São Sebastião, feitos com os mais exigentes requisitos de qualidade. 

Em Natal os néctares da quinta portuguesa estão presentes em vários restaurantes. A distribuição fica por conta da N Wines, importadora de vinhos portugueses com sede na capital-potengi, para todo o Brasil.

E em Lisboa
 

Se o assunto é vinho e você quer provar bons “copos” – como dizem por cá, em relação, também, a taça –, e ao mesmo tempo se deliciar com ‘petiscos’, em ambiente charmoso e inusitado, minha dica é o winebar Chafariz do Vinho. 

Fica – curiosamente – dentro de um dos gigantes pilares do Aqueduto das Águas Livres, que corta a capital portuguesa. Exatamente no que chamam de “mãe d’água”, obra do século 19.  A adega fica em um dos tubos da construção do centenário aqueduto. Madonna, que gosta de lugares menos óbvios em Lisboa, já esteve por lá. 

A entrada já pronuncia o charme do local. Logo o cliente é encaminhado para o piso superior, que tem algumas mesas ‘encaixadas’ nas janelas, com bela vista para o casario do centro. O piso inferior, quase uma sala subterrânea, é ideal para o romantismo. Para saborear, tem menu de degustação de petiscos, e também separados. Todos singularmente perfeitos, diferentes do que você já provou. Garanto.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias