23 JUN 2022
Presidente da Fecomércio RN e diretor Administrativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Queiroz participou do lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio, nessa quarta-feira (22), em Brasília. O documento, produzido pelas áreas técnicas da CNC, apresenta propostas e pautas que fomentam o desenvolvimento do Comércio, Serviços e Turismo na gestão pública.
Presidente da CNC, José Roberto Tadros explicou:
- Essa ferramenta é um divisor de águas para o Sistema Comércio, que reúne os anseios do empresariado na promoção do desenvolvimento e contribui para a construção de um Brasil mais justo, baseado na segurança jurídica, livre mercado e democracia.
O documento está sendo entregue aos candidatos à Presidência da República. Os primeiros a receberem foram o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a senadora Simone Tebet (MDB). Também será entregue aos parlamentares federais e estaduais, e candidatos aos governos estaduais.
Marcelo Queiroz considerou:
- Representamos as principais atividades econômicas do país e precisamos mostrar quais as nossas pautas prioritárias não só no âmbito nacional, mas também estadual e municipal. Os gestores públicos têm em mãos uma agenda de iniciativas que podem nortear suas ações desenvolvimentistas.
A Agenda Institucional é também resultado das reuniões do projeto nacional Vai Turismo – Rumo ao Futuro, que reuniu representantes de instituições públicas e privadas que trataram das pautas de desenvolvimento para a atividade econômica. No Rio Grande do Norte, os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador da Câmara Empresarial do Turismo, George Costa.
Acompanharam o momento, o vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Lacerda; o diretor Edmilson Pereira; diretor Executivo e de Relações Instituições, Laumir Barreto; e o diretor de Inovação e Competitividade, Luciano Kleiber.
Sabatina
O momento de entrega da Agenda Institucional do Sistema Comércio contou com uma sabatina com os candidatos à Presidência da República.
Questionamentos sobre empreendedorismo, reformas administrativa e trabalhista, bem como turismo foram feitos ao presidente Jair Bolsonaro e a senadora Simone Tebet.
Bolsonaro afirmou a intenção de recriar o Ministério da Indústria e do Comércio, com um representante indicado pelo setor, e listou ações como os marcos regulatórios aprovados para o segmento, além dos acordos comerciais e o leilão do 5G.
Para o Chefe de Estado, o país alcançou um patamar de relevância mundial, apesar da crise sanitária. "Todo mundo hoje reconhece a importância do Brasil. Nosso País é um porto-seguro, tem segurança jurídica, um Governo que cumpre seus contratos. Conseguimos avançar, mas a pandemia serviu como uma experiência dolorosa para todos nós".
Simone Tebet comentou sobre a necessidade da igualdade de oportunidades para o empreendedorismo, além da importância de se ter a iniciativa privada como parceiro do Governo Federal.
"Para que possamos garantir o melhor ambiente de negócios é preciso acabar com a polarização, promover a estabilidade política e respeitar a harmonia dos Poderes. O Governo é um braço da sociedade. O outro braço é o empregador e o trabalhador, e o comércio é um parceiro fundamental", disse.
Autor(a): Eliana Lima