08 MAI 2020
Para saber sobre o cenário de isolamento social em Natal, pesquisadores do Departamento de Domegrafia da UFRN utilizaram o aplicativo da startup In Loco, que utiliza em todo o Brasil banco de dados de informações agregadas e anônimas da movimentação de 60 milhões de aparelhos de celular.
Pois bem. A análise na capital dos magos-teimosos indica uma tendência de piora no município, mas que varia muito entre os bairros.
Na evolução diária do indicador de isolamento social entre 1º de fevereiro e 30 de abril, observou-se que as pessoas ficaram mais em casa nos dias de domingo e em feriados.
Considerando os dias após o primeiro decreto estadual para enfrentamento da pandemia, o maior número de distanciamento foi alcançado em 22 de março, o primeiro domingo após a publicação do decreto (68,3%).
Na vigência do segundo decreto estadual, que flexibilizou o funcionamento de setores específicos do comércio e da indústria, o menor número foi registrado em 30 de abril, véspera do feriado estendido do Dia do Trabalho: 38,6%.
Em nenhum período analisado os índices de isolamento chegaram ao considerável para o enfrentamento à covid-19, que é de 70%.
Por bairros
O isolamento social foi observado nos 36 bairros de Natal entre 24 a 30 de abril.
No dia 26, os bairros em que as pessoas mais saíram de casa foram Mãe Luiza, Areia Preta e Praia do Meio (Leste), Guarapes, Felipe Camarão, Bom Pastor e Quintas (Oeste).
Na véspera do feriado do trabalhador, em que governo estadual e prefeitura municipal pagaram as folhas salariais, houve um maior nível de deslocamento da população em praticamente todos os bairros.
Igapó atingiu o maior nível de distanciamento social no dia 24 (50%). No dia 30 caiu para 39,6%.
O bairro Salinas (Norte), que era o último colocado no primeiro ponto no tempo (46%), chegou a alcançar 54,4% em 29 de abril, mas na sequência eduziu para 39,8%, embora tenha passado a ocupar a terceira posição no dia 30.
Nos bairros da região Leste, Santos Reis esteve com maior distanciamento social. No dia 30 foi de de 37,2%, enquanto a Praia do Meio foi de 35,5%.
Areia Preta (35%) e Rocas (34,8%) foram os últimos colocados. Cidade Alta (40,6%), Lagoa Seca (40,5%) e Barro Vermelho (39,5%) apresentaram os maiores níveis de distanciamento social.
Autor(a): Eliana Lima
Ministro Barroso se manifesta sobre matéria na revista The Economist sobre Mora
20 ABR 2025