Mundo

Do campo de batalha ao altar: a história de amor entre o soldado ferido e a voluntária

12 JUL 2025

Foto: Instagram @israelinbrazil

O que começou como um encontro inesperado em um quarto de hospital, virou uma das mais belas histórias de amor e superação dos últimos tempos.

Em 7 de outubro de 2023, durante o ataque do Hamas a Israel, o jovem comandante Avi Kassa, 22 anos, da Brigada Golani, foi gravemente ferido na cabeça enquanto tentava salvar um companheiro próximo ao Kibutz Kissufim. Atingido durante a missão, foi levado em estado crítico ao Centro Médico de Reabilitação Loewenstein.

Foi ali, no meio da dor e da recuperação, que o destino agiu.

A voluntária Eden Levy, 23 anos, entrava pela primeira vez em um quarto do hospital… e encontrou Avi. Ele estava ligado a vários equipamentos, mas seu sorriso atravessou tudo aquilo. “O sorriso dele simplesmente me derreteu”, lembra Eden.

A partir daquele dia, ela passou a visitá-lo diariamente. Conversas, risos, apoio mútuo, um vínculo floresceu em meio à adversidade. Trocaram números de telefone, conversavam até tarde e descobriram valores e origens em comum. Avi, mesmo inseguro, viu em Eden alguém que o ajudava a curar mais do que os ferimentos físicos.

Com o tempo, ele recuperou movimentos, voltou a andar e retomou atividades do dia a dia. E há quatro meses, tomou coragem: pediu Eden em casamento.

Na semana passada, os dois selaram a união com uma celebração que emocionou familiares, amigos e muitos que acompanharam a trajetória do casal. Uma história real de amor, coragem e recomeço.

Autor(a): BZN



últimas notícias