Mundo

Dois aviões por pouco não colidem em aeroporto de Paris devido a erro de controle

21 JUL 2021

Foto: Site United Airlines

A CNN internacional divulgou ontem (20) relatório da Autoridade Francesa de Segurança Aérea (AFSA) que releva o risco que correram um Boeing 787 da United Airlines que chegava a Paris vindo de Newark, e um Airbus A320 da EasyJet que se preparava para decolar rumo a Málaga, no dia 20 de julho de 2020.

Uma das aeronaves se preparava para levantar voo da pista 09R e outra estava prevista a aterrissagem na 09L. Só que, por engano, a controladora aérea disse ao aparelho da United Airlines para aterrissar na 09R.

A tripulação tentou confirmar a mudança de pista, mas não recebeu resposta, enquanto o controle dava autorização ao avião da Easyjet para decolar da mesma pista.

A salvação foi a tripulação da EasyJet  questionar a aterrissagem da United Airlines na pista 09R e alertou para uma possível colisão. 

De acordo com o relatório, o Boeing 787 estava a essa altura a cerca de 100 metros do chão e a um quilomêtro do final da pista.

A tripulação da EasyJet e a cabine de controle, então, avisaram aos pilotos para subirem e eles acabaram por abortar a aterrissagem. Quando os aviões se cruzaram, estavam a cerca de 90 metros um do outro.

Pois bem

O relatório indica que no que seria o fatídico dia, a cabine de controle não tinha linha de visão para as pistas 09 porque o equipamento voltado nessa direção estava avariado.

No momento da confusão, o aparelho tinha recebido luz verde dos técnicos e o controle não estava para mudar de lugar. Aos investigadores do caso, os controladores disseram que estavam também confusos por causa de um avião que se encontrava com dificuldades técnicas e que pediu para aterrissar na pista 09R por ser mais longa que a 09L.

Tem mais 

A AFSA considerou que houve ainda outros fatores que contribuíram para o ocorrido, como o fato de o controle ter ficado muito tempo parado por causa da redução do tráfego aéreo. 

E a linguagem utilizada pela tripulação americana contribuiu para a confusão.

Afeeeee…

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias