20 SET 2022
Um grupo de 90 educadores infantis da Rede Municipal de Ensino visitaram no último sábado (17), o Museu Câmara Cascudo. A ação pedagógica faz parte da formação Iniciação docente na educação infantil: reflexões e saberes para as práticas na Rede Municipal de Ensino, realizada pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O objetivo do encontro é ampliar os conhecimentos didáticos para planejar e organizar atividades nas turmas da Educação Infantil, além de conhecer outros espaços favoráveis para diferentes possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento propiciadores de vivências diversas. A visita iniciou com as exposições Vibrantes Caminhos, Akangatu e incluiu a sala de Anatomia Comparada e o setor de Paleontologia onde foram apresentados esqueletos de animais e fósseis, encerrando no jardim sensorial no parque do Museu.
A coordenadora do Setor de Ação Educativa e Cultural do Museu Câmara Cascudo, Cristiana Moreira Lins de Medeiros, definiu que trazer professores da educação básica é transformar o museu enquanto equipamento didático. “Estamos mostrando o potencial do museu enquanto espaço educativo, incluindo o jardim sensorial que foi construído na perspectiva de inclusão e acessibilidade para que as pessoas possam trabalhar os sentidos como tato, olfato, audição, a visão da diferença de tonalidade de cores, texturas, formatos e questões sensitivas ecológicas”, disse.
Joilda Rogéria dos Santos Pinheiro Vale, professora do Centro Municipais de Educação Infantil (CMEI) Mailde Pinto, do Conjunto Santa Catarina, afirmou que a aula de campo é importante para compartilhar saberes da história e da biologia. “A interdisciplinaridade que se trabalha com os alunos maiores, mesmo sendo educação infantil, seria bastante interessante a partir da visita ao museu”.
Autor(a): Marcos Pinto
Fonte: Prefeitura de Natal
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