25 SET 2023
A Organização Mundial de Turismo (OMT) divulgou o novo Barômetro de Turismo Mundial, que mostra a continuidade da recuperação do turismo internacional, que passou a pior crise da sua história diante da pandemia de covid.
Os dados indicam que o número de chegadas (desembarques) atingiu 84% dos níveis pré-pandemia entre Janeiro e Julho de 2023. O Médio Oriente, a Europa e a África lideram a recuperação do setor global.
Segundo a OMT, 700 milhões de turistas viajaram internacionalmente entre janeiro e julho de 2023, 43% a mais que nos mesmos meses de 2022. Julho foi o mês mais movimentado, com 145 milhões de viajantes internacionais registados, cerca de 20% do total de sete meses.
Todas as regiões do mundo registaram fortes taxas de recuperação do turismo nos primeiros sete meses de 2023. Mas o Brasil não aparece no destaque de crescimento. Talvez seja cenário da violência desmedida. E dos inflamáveis problemas políticos e jurídicos.
A contar que El Salvador deu um impressionante salto. A violência no país, que era um dos mais perigosos do mundo, sucumbiu às severas medidas tomadas pelo jovem presidente Nayib Bukele, que comemorou no X:
- El Salvador é o 4º país com maior crescimento turístico no mundo e o destino que mais cresceu em todo o Hemisfério Ocidental.
Pois bem
O Médio Oriente também aparece entre os melhores resultados em Janeiro-Julho de 2023, com chegadas 20% acima dos níveis pré-pandemia. A região continua a ser a única a ultrapassar os níveis de 2019 até agora.
A Europa, a maior região de destino do mundo, atingiu 91% dos níveis pré-pandemia, apoiada pela robusta procura intra-regional e pelas viagens provenientes dos Estados Unidos.
A África recuperou 92% dos visitantes pré-crise neste período de sete meses e as Américas 87%, de acordo com os dados disponíveis.
Na Ásia e no Pacífico, a recuperação acelerou para 61% dos níveis de chegada pré-pandemia, após a abertura de muitos destinos e mercados de origem no final de 2022 e no início deste ano.
É.
Autor(a): BZN