01 FEV 2025
Como também esperado, a exemplo do Senado, que elegeu Alcolumbre (União) presidente, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara Federal, neste sábado (1°), com 444 votos. Aos 35 anos de idade, torna-se o mais jovem presidente da história do parlamento.
Hugo Motta é da tradicional família Motta da Paraíba, que tem ramificações em Natal, no Rio Grande do Norte, onde o primo Ricardo Motta foi deputado por vários mandatos, e comandou a Assembleia Legislativa, e Rafael Motta foi vereador e deputado federal.
Na capital-potengi também mora o primo-sacer Francisco Motta, pároco da Igreja de São Pedro Apóstolo.
No discurso antes da votação, Hugo Motta prometeu humildade na gestão à frente da Casa: "Quero ser um elo na corrente, um elo forte, mas com a consciência de ser apenas um elo que não podemos deixar romper. Todas as vezes que romperam esta corrente, partiram a democracia".
Considerou que a cadeira da Presidência não pode ser considerada como o auge do poder de um deputado. "Aquela cadeira não faz nenhum de nós diferentes, é transitória, efêmera”.
Defendeu mais previsibilidade nos trabalhos da Câmara, como retomar sessões de Plenário no início da tarde e estabelecer quais delas serão virtuais e quais presenciais.
Defendeu também priorizar alinhamento de pautas com o Senado para otimizar o processo legislativo e ampliar a participação de parlamentares menos experientes ou com menos protagonismo na relatoria de projetos. "É uma Câmara de todos e para todos".
Afirmou compromisso com a bancada feminina em promover o respeito e a visibilidade das mulheres no Parlamento. "Com relatorias de projetos que não tratam só de mulheres, mas de agenda econômica, educação, segurança pública e outros projetos de interesse do Brasil".
Com informações da Agência Câmara de Notícias.
Autor(a): BZN
Ezequiel Ferreira recebe em Pirangi o presidente nacional do PSDB, Marconi Peril
01 FEV 2025