Mundo

Elizabeth completa o reinado mais longo do mundo e pede que Camilla-Parker Bowles seja tratada como rainha quando Charles assumir o trono

07 FEV 2022

Foto: Chris Jackson - Fotógrafo oficial da realiza britânica

A Rainha Elizabeth II completou ontem (6) 70 anos de reinado (Jubileu de Platina). Aos 95 anos, tem o reinado mais longo de um monarca vivo. Viu entrar e sair 14 primeiros-ministros, 13 presidentes dos EUA e sete papas.


Na nota emitida neste domingo, agradecendo a lealdade e benevolência de seu povo e de todas as nações, a Rainha pediu que a esposa do Príncipe Charles, Camilla-Parker Bowles, seja tratada como Rainha Consorte, título antes reservado à Princesa Diana. Até ao momento, admitia-se que Camilla, 74 anos, apenas seria princesa consorte.


Disse a rainha:


- Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles tornar-se rei, sei que darão a ele e à esposa Camilla o mesmo apoio que me deram. É meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como Rainha Consorte, enquanto continua seu próprio serviço leal.


Retrato


Na foto, lançada para marcar o Dia da Ascensão 2022: o 70º aniversário do reinado de Sua Majestade e o início do ano do Jubileu de Platina, ela está com uma de suas famosas caixas vermelhas. 


Nos últimos 70 anos, a rainha recebeu jornais diários de seus secretários particulares, pessoalmente ou por meio de uma caixa de despacho vermelha. As caixas contêm documentos que atualizam a rainha sobre eventos no Parlamento, assuntos do exterior e da comunidade britânica, além de documentos do Estado que exigem sua assinatura e consentimento real. 


Para a foto, usou dois broches de folha de hera de diamante, que foram presentes da rainha-mãe para o aniversário de 21 anos da então princesa Elizabeth. 


História 


Elizabeth assumiu o trono após a morte do pai, o Rei George VI.


Em 2015, quando completou 63 anos como rainha, ela ultrapassou sua trisavó, a Rainha Victoria, que esteve no trono no período de 1837 a 1901.


O príncipe Charles é o herdeiro natural e agora Camila tem a bênção da monarca.


O próximo na linha sucessão é o neto William, que, acredita-se, pode realizar transformações que deixem a realiza britânica mais em conformidade com a modernidade dos tempos atuais.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias