11 OUT 2024
Com flashes e holofotes em Los Angeles, o CEO da Tesla, Elon Musk, revelou oficialmente o aguardado Cybercab, seu primeiro robotaxi, inspirado no design do Cybertruck, com portas do tipo borboleta, projetado sem volante ou pedais e para operar sem a intervenção do motorista, itens que tornam a obrigatoriedade da aprovação por órgãos regulatórios para que possa ser comercializado e utilizado nas ruas.
Não tem espelhos retrovisores e outros itens tradicionais, como janelas traseiras, o que reflete o foco da Tesla na condução autônoma.
Segundo EM, a produção do modelo deve começar em 2026, com expectativa de lançamento até o final de 2027, e preço estimado em menos de US$ 30 mil, cerca de R$ 170 mil na cotação atual.
Durante o evento, cerca de 20 unidades do Cybercab estavam disponíveis para test drive. De acordo com a Tesla, o carro futurista contará com carregamento indutivo, dispensando a necessidade de cabos para recarregar, o que pode facilitar seu uso em frotas operacionais.
Na apresentação, a Tesla mostrou vídeos de robôs humanoides, também lançados por Musk, limpando o interior dos Cybercabs entre as viagens, sugerindo que a manutenção desses veículos será automatizada.
Autor(a): BZN