Cidade

Em tempos de isolamento, idosos e estudantes somam em ônibus por Natal

04 MAI 2020

Foto: João Maria Gomes/Unibus-RN/Nominuto

Funcionário do portaldaabelhinha comenta impressionado, nos dias alternados em que trabalha, sobre o número de idosos e estudantes que vê nos ônibus que circulam por Natal. "São muitos, precisa ver, e sem máscara, um perigo", diz.

Pois é, os estudantes estão com aulas suspensas, nas escolas públicas e privadas, para evitar o contágio de covid-19. E os idosos, como sabem, são do grupo de risco.

O portaldaabelhinha solicitou ao Seturn o número desses passageiros, que gozam de desconto de 50% e gratuidade, respectivamente estudante e idoso, nos últimos dias nos transportes de passageiros em Natal.

Pois bem, pasmem!

No dia 29 de abril circularam exatamente 9.240 estudantes nos ônibus, o que representa 10,24% dos passageiros. E idosos, acima de 65 anos, foram 7.633 (8,46%).

No último dia de abril (30), o número aumentou para  10.385 (10,45%). Também aumentou o de idosos: 9.092 (9,15%).

Do número total de passageiros, no dia 29 o Seturn registrou 90.189, e no dia 30 foram 99.298.

Preocupação

Segundo Augusto Valle, advogado do Seturn, a população idosa tem circulado em grande volume nos ônibus de acordo com dados do sistema de bilhetagem NatalCard (sistema de transporte urbano e urbanizado).

Assim, os idosos que deveriam permanecer em isolamento social por se tratarem do maior grupo de risco da covid-19 correspondem a 8% dos passageiros transportados de 1º a 22 de abril, contribuindo inclusive com uma maior lotação dos ônibus.

Situação similar ocorre com os estudantes. Apesar de todas as aulas estarem suspensas, o volume de estudantes transportados no mesmo período foi de 9%.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias