14 JAN 2025
O resultado das notas do Enem 2024, divulgado pelo Inep nessa segunda-feira (13), mostrou que apenas 12 alunos obtiveram a nota máxima na redação em todo o país, sendo cinco deles da região Nordeste.
Em Natal, o Colégio CEI (Romualdo e Roberto Freire) celebra a conquista de 110 alunos que alcançaram notas acima de 900 na redação, dados computados até o momento. Neste ano, a média nacional das notas da redação foi de 660 pontos.
A escola também apurou, até o momento, 36 alunos com nota 960 na redação, entre eles Yara Oliveira, estudante de 17 anos do CEI Roberto Freire. Sobre a preparação para a prova, ela conta que fazia uma redação por semana e que já vinha observando, desde os anos anteriores, um bom desempenho na escrita.
Revela que pretende cursar Medicina: “Outra coisa que me ajudou muito a obter esse resultado foram os atendimentos individualizados que a escola disponibilizou com a professora Julianny Katarine. Foram muito importantes porque ela realmente tinha uma correção bastante rigorosa, o que fazia a gente atingir a excelência mesmo”.
O aluno Vitor Vilela, 18 anos, do CEI Romualdo, também é outro destaque. Além de conseguir nota acima de 900 na redação, alcançou 950 pontos na prova de Matemática e Tecnologias, na qual a média nacional foi de apenas 529 pontos. “Eu já esperava pela nota, porque errei só uma questão e ela era considerada difícil, então já sabia que o TRI ia ficar próximo da nota máxima. Mas de qualquer forma fiquei muito feliz e comemorei bastante”, comenta. Vai tentar vaga no curso de Direito.
Vitor Vilela diz que sua preparação para o Enem foi somente na escola, e destacou o suporte que recebeu da instituição: “Eu fazia aulas com a turma olímpica do professor Aristécio no contraturno durante os Anos Finais do Fundamental. Ele foi muito importante, porque foi nas aulas dele que eu desenvolvi o pensamento rápido e o raciocínio lógico. No Pré, os dois professores de matemática, Fábio e Vitor, me ajudaram muito a melhorar a nota em matemática”.
Os estudantes agora aguardam o período de inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que começa sexta-feira (17) e segue até 21 de janeiro. O Sisu 2025 disponibilizará mais de 260 mil vagas para instituições públicas de ensino superior em todo o país.
Os candidatos podem conferir as notas obtidas na redação e nas quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) acessando o site do Inep, na página do participante, e também pelo aplicativo do Exame.
O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é a principal porta de entrada em universidades públicas do Brasil, além de ser aceito também em muitas instituições privadas e universidades internacionais. A prova ocorre em dois dias e é composta por 180 questões e uma redação.
Cronograma Sisu 2025:
Inscrição: 17 a 21/1/2025
Chamada regular: 26/1/2025
Matrícula ou registro acadêmico junto à instituição: 27 a 31/1/2025
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31/1/2025
Autor(a): BZN