Educação

Enem: estratégias treinadas e atenção no início das provas são essenciais para atingir bons resultados

05 NOV 2023

Foto: Divulgação

O primeiro dia de provas do Enem acontece neste domingo (5), com questões de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Nesses últimos dias que antecedem o exame, os alunos do Colégio Porto tiveram uma programação especial, com revisão de conteúdos e momentos de descompressão. Eles também receberam dicas importantes da equipe pedagógica e dos professores.

O professor e diretor acadêmico do Colégio Porto, André Cury, deu algumas orientações que considera essenciais. Ele disse que é muito importante que todas as estratégias treinadas durante o ano para os dias do exame sejam colocadas em prática. Ele chama a atenção para a fase inicial de cada prova. “Esse período é essencial para que o aluno resolva o máximo de questões possíveis. Para isso, é preciso saber escolher aquelas que são mais fáceis. Na hora que ele faz uma boa quantidade em menos tempo, isso vai trazer segurança, tranquilidade e confiança para o resto da prova”, orientou.

Na última quarta-feira, os alunos da 3ª série do Ensino Médio tiveram momentos de descompressão. Eles foram recepcionados na escola pela Banda Porto. Em seguida, houve um ato ecumênico com membros das Igrejas Católica e Evangélica e da doutrina Espírita. Depois, os alunos assistiram a um vídeo e receberam um kit especial para os dias de prova.

“Esses momentos são extremamente importantes porque, nessa reta final, a tensão dos estudantes tende a aumentar substancialmente. E aí eles ficam também um pouco mais apreensivos, ficam mais desnorteados algumas vezes. Então, a gente se preocupa de levar em consideração não só se o aluno deu conta de todos os conteúdos, mas também se ele emocionalmente está equilibrado”, disse a coordenadora pedagógica da escola, Kennia Ísis.

Durante esta semana, também aconteceram as revisões finais, focadas nos assuntos do primeiro dia de provas, com resolução de exercícios, com os candidatos trabalhando o tempo de resposta, as características das questões, entre outros aspectos.

“É importante também que os alunos procurem descansar, se alimentar e dormir bem para que isso não atrapalhe o rendimento. O nervosismo e a ansiedade fazem parte desse momento, mas é preciso saber administrar para alcançar o resultado desejado. É importante cada um confiar em si, no seu preparo. Tenho certeza que eles estão prontos para brilhar no Enem”, disse André Cury.

Autor(a): BZN



últimas notícias